Mente

Como cuidar da mente?

Meditação para mim, foi um "life saver"! Através dessa prática, com a ajuda da chamada Meditação Guiada foi que eu consegui dar os primeiros passos para mudar a minha mentalidade e alcançar uma transformação pessoal.

Porém começar a meditar pode ser, no mínimo, desconfortável para iniciantes que não têm nenhuma idéia do que seja meditação, o que era o meu caso. Na maioria das vezes que eu me posicionava na postura de meditar e tentava limpar a mente, começavam a pipocar pensamentos que desviavam minha atenção, então eu passava a maior parte do tempo dizendo pra mim mesma: "para de pensar", "se concentra".

Foi por isso que eu acabei buscando a modalidade GUIADA para iniciar minhas práticas, porque minhas tentativas para o que eu queria eram  sempre frustradas. O que eu NÃO SABIA era que pensar faz parte da meditação. Se distrair com latidos de um cão, com pássaros cantando, com um cheiro de comida, ou com barulhos de carro, também fazem parte da meditação.

Meditar não significa "parar de pensar". Meditar é observar o seu pensamento, sem julgamento, e sempre voltar a atenção para a sua respiração, que te ancora no momento presente. Observar os pensamentos que insistem em vir à sua mente é uma das ferramentas que te levarão, de uma forma cada vez mais profunda, ao seu auto-conhecimento.

Outra coisa que me atrapalhava muito no início, era o desconforto com a postura... Foi muito interessante descobrir posteriormente, que a postura ideal não é necessariamente a clássica postura de Buda, conhecida por Flor de Lotus ou Easy Pose, Postura Fácil, que é sentada com as pernas cruzadas e as mãos estendidas sobre os joelhos. A postura ideal para meditar é a que te deixa mais confortável. Com essa descoberta passei a meditar deitada sobre o tapete de yoga, com os braços estendidos ao longo do corpo.

Mas porque a Meditação Guiada foi melhor pra mim?

Como eu não sabia meditar, achei que ser guiada me ajudaria com a prática... No fim, foi a melhor escolha, uma vez que o que me impedia de retomar as rédeas da minha vida era justamente a prática automática de dizer mentiras para mim mesma, o tempo todo. Eu não me cansava de repetir: EU não posso, Eu não consigo, não vai dar certo, Não tem nada melhor que isso, A vida é isso mesmo, eu sou sofredora e pronto, não tenho sorte, não consigo mudar, Essa é minha sina, e por aí vai...

Como mudar essa mentalidade? Repetindo o contrário. Repetindo pra mim mesma o que eu precisava ouvir, e foi aí que a Meditação Guiada fez seu primeiro milagre na minha vida.

Entenda a Meditação Guiada

Patricia Olson